fbpx

Apesar dos anos e da moda que passam, o macaron nunca sai de moda e continua sendo a estrela mais deliciosa  da pâtisserie  francesa. Esta jóia em forma de amêndoa passou por algumas transformações ao passar do tempo, realizados por alguns endereços lendários e também por chefs pâtissiers inspirados.

O macaron é um dos clássicos da pâtisserie francesa. Com uma superfície lisa e brilhante, consiste em dois discos colados por uma ganache. É caracterizada por uma crosta levemente crocante e um recheio cremoso.

Esta invenção data de 1862 e é atribuída a Pierre Desfontaines, neto do famoso chef parisiense Louis-Ernest Ladurée. Esta nova apresentação possibilitou a fabricação de macarons de diferentes tamanhos: uma versão individual e clássica e um mini-macaron chamado “gerbet”, em homenagem a um confeiteiro que o tornou uma especialidade.

Durante o século XX, este biscoito “parisiense” teve um crescimento significativo, graças, principalmente  a dois renomados chefs: Pierre Hermé e Philippe Andrieu (Ladurée). Até hoje, o macaron ainda é um best-seller para muitos confeiteiros parisienses.

Confira nesse artigo 5 endereços imperdíveis– (e sem uma ordem específica)- do melhor dos melhores desta iguaria.

Aqui estão nossos endereços favoritos…  

1. O incontornável- Pierre Hermé

É difícil falar de macarons sem citar os de Pierre Hermé, que permanecem sob muitos aspectos acima de outras marcas. 

Apelidado de “Picasso of pastry”  pela revista Vogue, o chef mais famoso da França já passou pelas casas Lenôtre, Fauchon e Ladurée antes de abrir seu próprio endereço.

Pierre Hermé revolucionou o mundo dos macarons, com suas diferentes criações caracterizadas por uma casca crocante por fora e cremosa e macia por dentro. Os recheios são generosos e têm um sabor particular, bem marcado.

O chef não tem medo de ousar. Além de seu macaron de chocolate gourmet, que são suas criações originais, ele é o criador do Ispahan (uma espécie de bolo de macaron composto de framboesas frescas, creme de rosas e pedaços de litchis frescos. E foi esse doce que fez a sua reputação.

Ele foi eleito o Melhor chef pâtissier do mundo. 

ISPAHAN- PIERRE HERMÉ

Onde encontrar?

Existe vários endereços em Paris, inclusive dentro de lojas de departamentos como a Geleries Lafayette por exemplo. Procure a mais próxima da sua estadia. 

2. O mais famoso- Ladurée

Um nome que se tornou quase sinônimo de “macaron”. 

Em todo o mundo, os macarons Ladurée são considerados os melhores desde 1862. Sua reputação se deve pela casquinha macia mas crocante, e pelo recheio macio, exatamente como deve ser.  Se os sabores não são necessariamente os mais originais, os clássicos  são realmente deliciosos. Seus macarons são  tão bonitos quanto bons, já começamos comendo com os olhos.

O meu preferido de Chez Ladurée é o de pistache.

Apenas esteja preparado para ficar em uma fila, devido ao seu sucesso, a fila  do macaron é longa.

Onde encontrar?

Também encontramos muitas em Paris. A mais famosa e que todo mundo adora ir é na Avenida Champs Elysées:

 75, avenue des Champs Elysées, 75008 

3. O mais “chocolate”- Jean-Paul Hévin

Para quem não abre mão de um toque de chocolate, Jean-Paul Hévin é o rei dos macarons de chocolate. Este fabricante de chocolate artesanal (Melhor chef confeiteiro da  França em 1986) conhece muito bem sua matéria-prima e brinca com os sabores para nos surpreender.
Seus sabores finos e sutis, foram premiados muitas vezes, destacando em particular os aromas dos diferentes chocolates utilizados. Então, quando é colocado tudo em um pequeno biscoito, é como dizer … quase um pecado!
Figos, caramelo, framboesas, maçãs … as misturas são ousadas e sempre dão certo.
Sabores para provar: Super amargo (mistura de dois chocolates amargos), crème brûlée e Constanza (chocolate grande cru da República Dominicana).
Eu amo! 

Onde encontrar?

41, rue de Bretagne, 75003,

3, rue Vavin 75006,

23 bis, avenida Motte Picquet 75007.

4. O mais surpreendente- Sadaharu Aoki

Se você for a uma das pâtisseries de Sadaharu Aoki, se prepare para provar o melhor dos produtos japoneses. Muito além de uma pâtisserie, é arte visual. Poderíamos nos contentar em provar os sabores clássicos, mas seria um erro, os macarons com chá matcha, yuzu e gergelim preto são uma das especialidades da casa, e entendemos muito bem o porquê. 

Os mais diferentes: ameixa japonesa e wasabi. 

É provando esses sabores atípicos  que encontramos toda a delicadeza e delicadeza da mão do chef japonês.

Onde encontrar? 

35, rue de Vaugirard 75006,

25, rue Pérignon 75015, 56, boulevard de Port Royal 75005.

5. O mais “Pâtissier”- Pierre Marcolini

O chocolateiro belga e  campeão mundial de pâtisserie criou uma gama de macarons generosos, leves e particularmente gourmet.

As estrelas são: Pierre Marcolini (chocolate feito com três favas de cacau com um toque de baunilha), Chuao (o melhor chocolate da Venezuela) e Palet or (chocolate, caramelo e baunilha). Existe alguma chance de ser ruim gente? 

Onde encontrar?

Encontramos dentro da Galeries Lafayette da Champs Elysées e da Galeries Lafayette- Boulevard Haussmann.

89, rue de Seine, 75006 ,

235, rue Saint-Honoré, 75001,

E claro, existem outros endereços que são tão bons quanto esses citados acima: Gerard Mulot, Lenôtre, Dalloyau, Christophe Roussel, Carette, Hugo & Victor, Cyril Lignac, Dominique Saibron, Sébastien Dégardin…

Bom, podemos ver que a lista é enorme né? Afinal, Paris sem macaron (queijos, vinhos e croissants) não é Paris. 

Então não deixe de provar um desses, ou todos, durante sua viagem em Paris ( e de levar uns na mala também) 😉

Bon Appétit! 

E você, já provou algum desses macarons citados no artigo? Gostou? 

Existe alguma marca que não citamos no artigo que você conheça? Conte pra gente nos comentários 🙂 

Bisous bisous,

Nina Ribas.

Guia "PARIS GRATUITO" e Emails privados

 

 

Paris

Seu guia foi enviado com sucesso para o seu e-mail. Aproveite as dicas ! ;) Se você não recebeu nenhum email na sua caixa de entrada, verifique no spam.

Compartilhe

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.