Além de ter destruído parte de uma das mais belas jóias culturais de Paris, o trágico incêndio que aconteceu em 2019, também nos impede de visitar a Notre-Dame nos próximos anos, o que é lamentável levando em consideração a beleza e majestade do lugar.
Maaas..se você gosta de visitar monumentos religiosos, tenho uma boa notícia; felizmente a capital francesa está cheia de edifícios religiosos igualmente impressionantes. Opções não faltarão, Paris conta com 139 igrejas e capelas.
Nesse artigo você vai conhecer algumas igrejas parisienses- Das mais emblemáticas como às mais desconhecidas. Suas histórias e arquiteturas são fascinantes. Vamos revelar alguns de seus segredos!
Église Saint-Sulpice
Construída no século XVII, a igreja de Saint-Sulpice é uma das maiores de Paris. É também uma das mais belas, e sem dúvida um dos monumentos favoritos dos parisienses.
Localizada no bairro de Saint-Germain-des- Près, a igreja de Saint-Sulpice tem vista para a charmosa praça de mesmo nome, com sua majestosa fonte e para o famoso “Café de la Mairie”.
Essa igreja merece ser visitada com calma, pois possui uma rica historia, e suas paredes cobertas com telas do grande pintor francês Eugene Delacroix.
Você sabia que nos ultimos anos, a igreja ficou mundialmente conhecida graças ao livro e filme ” O Código da Vinci? Pois foi onde se passou a ação do romance.
No interior da igreja, não deixe de admirar as majestosas naves, o relógio de sol, a capela de la Vierge com a estátua de Jean-Baptiste Pigalle, e as 3 obras -primas de Delacroix.
Considerada muitas vezes uma igreja sem graça por causa de sua assimetria, Saint-Sulpice continua sendo um ícone do distrito 6 de Paris.
Igreja Saint-Paul Saint- Louis
A poucos metros da Place de Vosges no Marais, a igreja Saint-Louis Saint-Paul foi a primeira igreja em Paris a adotar o estilo barroco. Sua arquitetura influenciou a construção de muitos outros edifícios, em particular por sua cúpula, que foi um verdadeiro desafio para a época da sua construção em 1627.
Como Saint-Sulpice, a igreja de Saint-Paul Saint Louis tem o privilégio de acolher uma pintura de Delacroix, entre muitos outros tesouros.
A imponente tela de Delacroix pintada em 1827, foi encomendada pelo conde Chabrol para a igreja Saint-Paul-Saint-Louis em 1824. A tela representa Jesus após a Última Ceia: Le Christ au Mont des Oliviers ( Cristo no Monte das oliveiras)- Uma obra típica da pintura romântica.
Se você for visitar o Marais, a igreja Saint-Paul Saint-Louis é uma visita obrigatória.
Visita gratuita.
Igreja Sainte- Chapelle
Vizinha de Notre-Dame, a Saint-Chapelle compartilha a Île de la Cité com a mítica catedral de Notre-Dame de Paris, mas sempre viveu um pouco na sombra desta última … No entanto, essa igreja rica de historia merece igualmente a visita, especialmente por seus 618 metros quadrados de vitrais, o que certamente o torna um lugar sagrado.
Originalmente construída para abrigar as relíquias da paixão de Cristo, sua arquitetura segue o estilo gótico e é hoje uma referência.
Igreja Saint- Eustache
Após o devastador incêndio de Notre-Dame de Paris, foi em Saint-Eustache que a famosa missa da Páscoa foi celebrada. É também uma das únicas igrejas parisienses capazes de assumir por um tempo o status de “substituta da Notre-Dame”.
A igreja de Saint-Eustache em Paris exibe dimensões fora das normais, mas não apenas … é outra jóia arquitetônica que abriga muitos tesouros que vão de Rubens a Keith Haring …
Visita gratuita.
Saint-Louis-des-Invalides
No final da construção do Hôtel des Invalides, o rei Luís XIV iniciou a construção em anexo de uma igreja destinada aos soldados. Alguns anos mais tarde, em 1679, Saint-Louis-des-Invalides abre suas portas, uma missa diária obrigatória era realizada lá pelas forças armadas.
Hoje e desde o Primeiro Cônsul, podemos ver um bom número de faixas e bandeiras penduradas nos arcos do teto da igreja, tiradas dos inimigos.
Visita gratuita.
Bisous bisous,
Nina Ribas .
Últimos comentários