Um líder surrealista, o pintor catalão Salvador Dalí foi um artista com criatividade sem limites…
Durante sua carreira, o gênio dos bigodes virados para cima não só pintou quase 1.500 quadros, mas também tentou escultura, gravura, literatura, fotografia, cinema … e até a criação de relógios solares!
E é exatamente um desses instrumentos usados para dar o tempo que podemos descobrir no coração do bairro Latino de Paris.
Uma rua histórica, a Rue Saint-Jacques esconde até hoje segredos bem guardados, como o relógio solar criado por Salvador Dalí, visível no número 27-29 da rua.
Uma obra original, diante dos nosso olhos, em que milhares de pessoas passam todos os dias, mas que poucos percebem!
Um relógio solar assinado por Dalí em pleno Bairro Latino
Este relógio solar, pode ser encontrado na parede do edifício de esquina da rua Saint-Jacques, número 27-29 na rua- Distrito 5 de Paris. Gravado em um bloco de concreto, foi realizado em 1966 pelo artista surrealista para dois amigos que possuíam uma loja nesse endereço.
A gravura mostra o rosto de uma mulher em forma de concha de vieira. Uma referência à rua do mesmo nome: Saint-Jacques (vieira em português). As sobrancelhas em forma de chama evocam os raios do sol.
A obra também é uma homenagem à cidade espanhola de Santiago de Compostela e à sua peregrinação- a rua Saint-Jacques era justamente uma das rotas pelas quais passava a peregrinação.
Inaugurado em novembro de 1966, este trabalho realizado pelo artista espanhol é agora discreto, passando quase despercebido em um bairro super movimentado e cheio de coisas para descobrir. Uma pena, já que é um belo testemunho da criatividade e loucura do pintor catalão, cujo estilo é imediatamente reconhecido.
Está mais que provado que sempre devemos levantar os olhos quando caminhamos por Paris…
E que a cidade merece o título de museu a céu aberto!
Últimos comentários