fbpx
Qual é a primeira coisa que te vem  à cabeça quando pensa na França?
Certamente são os vinhos, doces e queijos não é mesmo?
Elemento incontornável no cotidiano dos franceses, essas delícias que nos proporcionam tantos momentos de prazer e que acaba com a nossa dieta,  fazem parte da cultura francesa.
Se você os AMA assim como eu, você está no lugar certo… vem comigo descobrir o mundo da obsessão dos franceses.

É com imenso prazer que  escrevo esse artigo porque eu sou LOUCA, APAIXONADA, VICIADA por fromage (queijo). Siiim, eu sou  a louca dos fromages tongue-out

Se fosse pra citar 3 coisas que eu mais amo na França, com certeza os queijos estariam nessa lista.

MAPA  DOS QUEIJOS E SUAS RESPECTIVAS REGIOES.

França é sinônimo de queijos, e sabemos que eles são bons nisso, afinal eles têm os melhores do mundo. Para atingir esse sabor incomparável, não  é tão simples quanto imaginamos, tem todo um processo; eles passam por um ambiente e um tempo especial.

Você sabia que a França é um dos maiores produtores e consumidores de queijos do mundo?

Que existem mais de 350 tipos de queijos na França?

E que eles fabricam mais de 1.200 variedades de queijos?

Um número que não para de crescer com a invenção de novos queijos todos os anos. Dentre eles existe uma subdivisão: queijos de fazenda, artesanais, lácteos e industriais. Tem muitas opções e tipos: de vaca, de cabra, de ovelha, com pasta dura ou prensados (Ex: Comté, Emmental, Cantal) de pasta mole ( Como o Brie e o Camembert) , azuis (Roquefort, Bleu, D’Auvergne) , pasteurizado ou não.

Você já deve imaginar que a alimentação não foi um problema de adaptação para mim na França 😉

Sabemos que alguns queijos não tem o odor mais agradável do mundo, mas quanto mais forte o cheiro melhor é o queijo sabia? Isso porque os mais mal cheirosos ficaram mais tempo na affinage (afinando- é o período de maturação que o queijo fica repousando e recebendo os devidos cuidados dentro de uma cave),  é um pouco como os vinhos, quanto mais maduro, melhor!

Eu nunca esqueço o que meu professor de Francês me falou uma vez: Quando você comprar um queijo pode deixar morrer na sua geladeira, esquecer dele por um tempo, e você saberá que ele estará pronto para comer quando você abrir a geladeira e quase desmaiar quando sentir o cheiro. No início achei um tanto exagerado, depois percebi que era verdade mesmo! laughing

CURIOSIDADE: 

A pasteurização foi inventada em 1865 pelo microbiologista francês Louis Pasteur. Com suas experiências, ele descobriu que esfriando e esquentando rapidamente alguns materiais em várias temperaturas, muitas bactérias eram mortas nesse processo .

Os franceses consomem o queijo todos os dias durante as refeições, exceto no café da manhã que ele não tem o hábito de comer queijo. O prato de queijos é servido sempre depois do prato principal e antes da sobremesa. Uma pesquisa do canal francês France 2 revelou que cada francês consome 25 quilos de queijo por ano. Siiim, você leu bem, 25 quilos. 18 quilos brutos e 7 em forma de sobremesa, como o queijo branco.

Não é pouco não, sendo assim acho que podemos dizer que o queijo para os franceses são como o feijão e o arroz para os brasileiros não é?

Aqui na França queijo é assunto sério, tanto é que foi dedicado um dia do ano para eles- 27 de março é o Dia Nacional do Queijo. 

Existem pequenas regras que nem todo mundo conhece, mas que para os franceses é um pecado mortal desconhecê-las, como por exemplo: qual vinho servir com qual tipo de queijo, qual corte usar para determinado tipo de queijo? corte na horizontal? na vertical? na diagonal? Eu sinceramente até hoje não domino essa arte.

Sem contar nas facas… Você sabia que existe uma faca especial para cada tipo de queijo?

Sim, devemos dominar essa “arte” (quase que passar por um curso) antes de preparar um jantar para seus amigos franceses.

Outra dúvida cruel: Comer a crosta do queijo ou não? Eis a questão!

Sim… os franceses comem a casca da maioria dos queijos. A casca contém bolores, leveduras e bactérias benéficas. Por isso é seguro comer a casca do queijo. Ela tem a função de ajudar o queijo a desenvolver seu sabo e textura, além de manter sua humidade interna evitando que estrague. 

Se você tem duvida de onde comprar um bom queijo na França va até uma fromagerie, você   será atendida pelo fromager (um especialista em queijos), o qual te ajudará a escolher um bom queijo de acordo com o seu paladar. Além de comprar os melhores queijos ainda receberá dicas de harmonização (do que comer e beber com o seu queijo).

Encontramos também bons queijos e com um  melhor preço, nos mercados e feiras de rua.  Os produtores locais vendem  deliciosos queijos artesanais.

Uma dica: Se você vai visitar várias regiões da França, não deixe de provar o queijo local, que são também usados em receitas diferentes que não encontraremos fora da região.

Aqui vai um colinha pra você  não ficar perdida nesse vasto mundo dos queijos  quando quiser fazer uma noite “À la française” 

OS TIPOS DE FACA

OS CORTES 

HARMONIZAÇAO DE QUEIJOS E VINHOS

Bom, espero que esse artigo tenha te ajudado um pouco a entender e tenha te dado vontade de explorar o mundo dos fromages. 

Se você nunca experimentou, comece pelos queijos mais fracos de gosto, e com o tempo vá passando para os mais fortes. Caso você faça como eu, que na primeira vez, logo de cara provei um pedaçao de queijo de cabra (super forte), pode ser que não queira mais provar outros tipos, o que seria uma pena, pois todos são saborosíssimos, você vai se surpreender!

Profitez en et bon appétit! 

Aproveitem e bom apetite!

você? Já provou algum queijo francês? Conta nos comentários qual é o seu preferido? 

Bisous bisous

Nina Ribas.

Clique abaixo para descobrir gratuitamente o meu livro guia "PARIS GRATUITO".

Paris

Guia "PARIS GRATUITO" e Emails privados

 

 

Paris

Seu guia foi enviado com sucesso para o seu e-mail. Aproveite as dicas ! ;) Se você não recebeu nenhum email na sua caixa de entrada, verifique no spam.

Compartilhe

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.