Já imaginou visitar de graça, sem pagar nada os museus mais visitados do mundo? Alguns museus e monumentos parisienses são inteiramente gratuitos todo primeiro domingo de cada mês para tornar a cultura mais acessível à todos!
Então, você já tem compromisso para esse domingo, dia 06 de janeiro. Não perca essa oportunidade.
LISTA DOS MUSEUS E MONUMENTOS GRATUITOS DE PARIS TODO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS.
Museu d’Orsay
Situado na antiga estação de trem de Orsay, o prédio que abriga o museu foi construído para Exposição Universal em 1900. É conhecido por sua linda arquitetura, e por abrigar varias abras-primas de artistas renomados. Descubra o Gleaners de Millet, o Olympia de Manet, os quadros impressionistas de Van Gogh- O quarto de Van Gogh em Arles (entre outros) e Renoir.
Horários- de 9h30 à 18h
Gratuito todas as quintas-feiras a partir das 18h.
Museu Nacional da Arte Moderna- Centre Pompidou
Localizado no coração de Paris, o Centro Pompidou, inaugurado em 1977, abriga a segunda maior coleção de arte moderna do mundo, conserva uma das três mais importantes coleções de arte contemporânea, a primeira da Europa, com 100.313 obras- de- arte de 6.396 artistas. As outras duas estão no Museum of Modern Art em Nova York e Tate Modern, em Londres.
Quer mais motivos para visitar esse importante museu?
As exposições temporárias do museu não são gratuitas, somente o museu é aberto para visitas gratuitamente.
Horários- Das 11h às 22H.
Le Panthéon
O nome Panteão, vem do grego pántheion, que significa “de todos os deuses”. Foi planejado originalmente para ser uma igreja no século XVIII. Este monumento homenageia desde a Revolução Francesa grandes nomes que marcaram a história da França, exceto para as carreiras militares normalmente dedicadas ao Panteão Militar de Invalides.
Na cripta do monumento você vai encontrar os túmulos de 72 individualidades que foram sepultados no lugar, entre eles: Rousseau, Victor Hugo, Alexandre Dumas…
O monumento faz sucesso não somente pela sua solenidade, mas também pela sua notável arquitetura Neoclássica, em forma de cruz grega, com uma cúpula de 83 metros de altura.
Gratuito no primeiro domingo dos meses de novembro a março, das 10h às 18h.
As torres da Catedral Notre-Dame de Paris
Gratuito no primeiro domingo dos meses de novembro a março, das 10h às 17h30
** Infelizmente, a Catedral não tem previsão de abertura depois do lamentável incêndio. Porém nada impede de ir até a Catedral, podemos admira-la de longe.
Museu do Louvre
O maior e mais visitado museu do mundo, abre seus 72.735 metros quadrados para uma visita inteiramente gratuita todos os primeiros sábados de cada mês durante a noite.
Desde de janeiro de 2019, o museu deixou de ser gratuito aos domingos passando aos sábados durante o ano inteiro.
Você sabia que para conseguir visita-lo inteiramente, sem perder nadinha, é preciso de 100 dias? Isso se ficar somente 30 segundos em cada sala! :O
Se vai estar em Paris no primeiro sábado do mês, nao perca essa visita imperdível!
Gratuito no primeiro sábado do mês, durante o ano todo- Das 18h às 21h45.
Igreja de Sainte- Chappelle
A igreja de Saint-Chapelle é um dos lugares mais místicos de Paris: escondido pelo Palais de la Justice, e pela fila de espera, vemos que é um grandioso monumento a ser visitado.
Ao entrar, encontramos um lugar muito secreto, construído em uma arquitetura gótica, para acolher as relíquias de Cristo. Suspensa por uma flecha de 33m de altura, a igreja nos deixa boquiabertos com seus majestosos vitrais, sua rosa de 9m de diâmetro e suas representações do Apocalipse …
Gratuito no primeiro domingo dos meses de novembro a março, das 9h às 17h.
Museu de l’Orangerie
O Museu de l’ Orangerie é um museu de pinturas impressionistas e pós -impressionismo situado no Jardim de Tulherias. É famoso pelas várias doações que artistas e colecionadores o fizeram. Enquanto Jean Walter e Paul Guillaume legaram suas coleções pessoais ao Museu, Monet propôs deixar suas Nenúfares aos olhos do público!
Horários- Das 09h às 18h.
La Conciergerie
Localizada no atual Palácio da Justiça, no lugar mais popular da capital, onde cada turista é obrigado a passar- nas margens do Sena, na Île de la Cité. A Conciergerie foi durante muito tempo, na Idade Média, a casa dos reis da França. Após isso, se tornou uma prisão, sua prisioneira mais conhecida? Maria-Antonietta!
Hoje, podemos visitar a sua cela reconstituída, com objetos assustadores, guardas em forma de bonecos de ceras com vestimenta da época, e mesmo a cadeira que a antiga rainha da França fazia suas necessidades fisiológicas .
Talvez soe estranho fazer essa visita sinistra, pois é diferente de todos os majestosos museus parisienses, já que se trata de uma prisão-a mais antiga da França; porém um passeio ao redor desse lugar cheio de lembranças que datam da Idade Média, nos leva a descobrir , além da esplêndida arquitetura do palácio gótico, muita história para contar e ver.
Gratuito no primeiro domingo de novembro a março, das 09h30 às 18h.
Museu do Quai-Branly
A alguns metros da Torre Eiffel o Museu Quai Branly, é um lugar indispensável da cultura em Paris. Conhecido por sua famosa parede vegetal projetada pelo botânico Patrick Blanc, foi inaugurada em 2006 e é inteiramente dedicada a civilizações não-ocidentais.
Com um acervo incrivelmente rico de 700.000 fotografias e 300.000 obras e objetos (instrumentos musicais, têxteis, roupas) da Oceania, Ásia, África e Américas, o museu oferece uma imersão no coração de um universo distante, para a descoberta de culturas, civilizações. Uma verdadeira viagem através do tempo.
Alcançou a marca de 1O milhões de visitantes desde a sua inauguração, em 2006. Está entre os museus mais frequentados em sua categoria. Nada mal hein? Ah… quando terminar sua visita, não deixe de ir até o charmoso jardim de 2 hectares do museu.
Horários- Das 11h às 19h.
Arco do Triunfo
Se você estiver em Paris nesse período, não pode deixar de visitar gratuitamente esse famoso monumento parisiense o qual os franceses têm tanto orgulho. Localizado em uma das extremidades da avenida mais bela do mundo, a Avenue des Champs- Élysées, você poderá admirar (novamente) toda Paris de uma altura de 49,54 metros. A vista é extraordinária!
Para anotar:
- Domingo- 6 de janeiro de 2019
- Domingo- 3 de fevereiro de 2019
- Domingo- 3 de março de 2019
Gratuito de novembro a março- Das 10h às 22h30. Último acesso para visita: 45 minutos antes do fechamento.
Château de Versailles
O luxuoso Château de Versalhes abre suas portas gratuitamente para você mergulhar no universo da história dos reis da França da época.
A visita dará o direito de acessar os lugares e seguintes cenários:
- Os enormes apartamentos dos reis e a galerie des Glaces.
- As exposições temporárias.
- Les appartements du Dauphin et de la Dauphine.
- Os apartamentos das Mesdames.
- A sala do Sacre, a galerie des batailles, salle 1830(somente com reservas).
- Les Châteaux de Trianon e o Domaine de Marie-Antoinette.
É ou não é uma ótima oportunidade para aproveitar este lugar excepcional dedicado à História da França?
Durante este período, o acesso ao Parque de Versalhes, jardins , jardins à la française e suas bacias também é gratuito.
Para anotar:
- Domingo- 6 de janeiro de 2019
- Domingo- 3 de fevereiro de 2019
- Domingo- 3 de março de 2019
Gratuito de novembro a março.
OUTROS MUSEUS INTERESSANTES A SEREM VISITADOS:
- Maison des Jardies à Sèvres- Das 09h30 às 18h.
- Musée Picasso- Das 10h30 às 18h
- Domaine National de Rambouillet-Das 10h às 12h/ 14h às 17h.
- Château de Champs- sur -Marne-Das 10h às 12h15/13h30 às 17h.
- Musée de la Chasse et de la Nature-Das 11h às 18h/quintas-feiras de 18h a 21h
- Galerie des Gobelins-Das 11h às 18h
- Musée de Lacroix-Das 9h30 às 17h30
- Museu Cluny-O Museu da Idade Média- Das 9h15 às1 7h45
- Cité de l’architecture et du Patrimoine- Das 11h às 19h
- Musée Rodin- Gratuito o primeiro domingo do mês de outubro a março- Das 10h às 17h45
- Musée Guimet – le Musée national des Arts Asiatiques- Das 10h às 18h
- Musée de l’historie de l’immigration- Das 10h às 19h
- Le musée de la grande guerre- Das 09h30 às 18h.
- Musée des Arts et Métiers-Das 10h às 18h.
Viu só como não precisa pagar vários euros para ter acesso a cultura numa cidade riquíssima no assunto? Então… já escolheu o qual, ou os quais museus e monumentos você tem mais vontade de conhecer? 🙂
Bisous! À la prochaine 🙂
Beijos, até a próxima vez 🙂
Últimos comentários