Giverny: uma imersão virtual no mundo de Monet.
Que tal um pulinho na Normandia? Siga os passos de Claude Monet sem sair de casa!
O Museu do Impressionismo de Giverny faz como outros museus e coloca suas coleções online durante o confinamento. A terra do autor das “Nenúfares”, Giverny também abriga a Fundação Monet, que não é outra senão a incrível casa do artista impressionista.
O Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa durante a Belle Époque. O nome “Impressionismo” vem da famosa pintura de Claude Monet, “Impression, soleil levant” (Impressão, nascer do sol)- 1872, que representa o porto da cidade de Le Havre nas primeiras horas do dia, feita apenas com pequenos toques de tinta imprecisa.
Para os adeptos do movimento, o objetivo não era reproduzir um padrão de desenho naturalista, mas sim de retratar uma atmosfera, um momento efêmero. Se costumamos assimilar o impressionismo a artistas franceses como Degas, Cézanne, ou Pissarro , e lugares como Le Havre, Barbizon, ou Honfleur, (lugares inspirados pelos pintores), o movimento foi exportado para o exterior para desenvolver-se graças aos pincéis dos artistas espanhóis, americanos e até japoneses!
O Museu do Impressionismo tem como objetivo contar e nos fazer reviver a história desse movimento que revolucionou a pintura no século XIX: suas origens, sua difusão geográfica e sua influência na arte moderna. O museu oferece uma caminhada virtual no Google Arts & Culture e nos faz descobrir centenas de obras e documentos de sua rica coleção. Como bônus, é possível explorar as exposições passadas, como “Monet-Auburtin“, “Hiramatsu-reiji em Giverny” e outras obras interessantíssimas.
Mais lúdico, o Museu do Impressionismo também criou um site surpreendente que permite descobrir o universo de 70 artistas de todo o mundo que absorveram o movimento! A Galáxia dos Impressionistas, dispõe de gráficos estelares criativos, mergulharemos no universo da corrente pictórica em torno de treze temas como “Os Nabis” ou “A Aventura Americana“. Para entrar na galáxia, clique aqui.
Aí está a oportunidade de fazer uma pausa cultural e fazer uma excursão a Giverny de casa. Quem sabe, você vai querer organizar um passeio com o Falando da França, para conhecer pessoalmente os jardins des Monet depois que o confinamento tiver passado! Clique aqui para nos contatar.
Clique aqui para ler o artigo sobre: Jardim de Giverny- Melhor época, horários, acesso, ingressos.
Últimos comentários