Você já deve ter visto, ao menos uma das inúmeras fontes de água em Paris. As “Fontaines Wallace” (Fontes Wallace), são verdadeiras obras de arte. Elas fazem parte da paisagem urbana parisiense, assim como as lâmpadas, as entradas de metrô etc.
Essas “pequenas fontes verdes” (como dizem os parisienses) que matam nossa sede enquanto passeamos pelas ruas, parques e jardins de Paris, não são recentes, datam de 1870. Elas não são apenas práticas e bonitas; elas escondem uma história (como tudo em Paris) interessante!
Por que Fontaine de Wallace?
Devemos voltar ao tempo, em 1871. Paris foi cercada pelas forças prussianas entre setembro de 1870, e janeiro de 1871 e acaba de viver seu inverno mais rigoroso. Durante vários meses os parisienses foram privados de suas necessidades essenciais, consequência da guerra franco-alemã.
Eles estavam na miséria total, passavam frio (as temperaturas caiam em torno de -20), passavam fome, e também tinham sede, pois muitos aquedutos haviam tido destruídos durante a guerra e o preço da água tinha subido consideravelmente.
Os indigentes foram os primeiros a terem sido afetados por essa falta de necessidades básicas. O colecionador inglês Richard Wallace, que morava em Paris há muitos anos, estava ciente disso. Esse homem compassivo não dormia tranquilo, pensando em algo que ele pudesse fazer afim de ajudar os mais necessitados.
Certo dia ele tem uma idéia brilhante- Oferecer a cidade de Paris, fontes que seriam acessíveis a todos, sem exceção, dos mais ricos aos mais pobres, para que pudessem matar a sede.
Wallace não queria um simples cano que saísse água, queria algo a mais. Então decidiu que a função dessas fontes de água seria duas: primeiramente, oferecer água potável aos parisienses e também de embelezar a cidade.
Ele desejava que as fontes se encaixassem harmoniosamente na arquitetura urbana de Paris e que fossem criadas como verdadeiras obras de arte. Foi então que ele pede ajuda ao escultor Charles-Auguste Lebourg.
Fundidas em Haute-Marne, as fonte de ferro são realizadas em quatro modelos:
O modelo da esquerda, fonte é fixada na parede. Infelizmente só resta uma fonte desse modelo em Paris, está na Rue Geoffroy Saint-Hilaire. Os modelos com botões (à direita) são normalmente instalados nos jardins e parques públicos.
Observe essa grade de ferro no chão, ao redor da fonte. Era para os cavalos beberem água. Como hoje não tem mais utilidade, fecharam com essa grade.
Eugène Belgrand, responsável da rede de água e esgoto parisiense escolhe, junto com Wallace lugares estratégicos para instalação das fontes, que permite acesso a um grande número de pessoas. A primeira delas foi instalada em agosto de 1872, no Boulevard de la Villette. Dezenas mais seriam instaladas nos outros distritos de Paris nos anos seguintes.
Na época foram instalados copos metálicos para as pessoas beberem, facilitando o acesso a água, é claro que mais tarde, por questões de higiene, foram retirados.
Hoje Paris conta com 103 fontes de água Wallace (e 1140 ao todo) espalhadas em todos os distritos parisienses, e funcionam como no primeiro dia de execução- fornecem água potável da mesma qualidade que as das torneiras dos edifícios parisienses.
Elas contém a logo do serviço de água potável de Paris, e uma outra etiqueta com a composição da mesma, para assegurar que é bebível. Se você não ver nenhuma dessas etiquetas eu não aconselho que bebam.
Em certos bairros parisienses, algumas fontes foram adequadas para harmonizar com estilo do lugar. Por exemplo as de Bercy, foram pintadas de rosa ou amarela para acompanhar o estilo artístico do bairro.
ALGUNS LUGARES PÚBLICOS COM FONTES DE ÁGUA FILTRADA:
Place des Vosges, Jardim do Museu Cluny, Trocadero, jardins ao redor da Torre Eiffel, Praça Concorde, entre outros. Para ver a lista completa de fontes com água potável clique aqui.
Uma curiosidade que nem todo mundo sabe, é que 9 entre elas fornecem água gaseificada… sim, fontes de água com gás! e o melhor… essa água é refrigerada à 7 graus. Uma delícia naqueles dias de calor!
Estima-se que até 2020, outras 20 fontes de água com gás serão implantadas na capital.
Ficou curioso para provar? Encontramos uma delas nas margens do Sena- 34 quai Anatole-France, 75007.
Antigamente as fontes funcionavam todos os meses, hoje são ativadas de 15 de março até 15 de novembro.
Agora que já sabe sobre as fontes de água de Paris, não se preocupe em comprar garrafinhas de água, abasteça sempre que quiser sua garrafa, é gratuito!
Uma boa dica para esse verão, não é mesmo?
Últimos comentários