fbpx

Embora tenha sido um breve movimento arquitetônico e artístico (de 1890 a 1910), a Art Nouveau produziu edifícios excepcionais de imaginação, exuberância e criatividade, os quais são extremamente presentes no traçado urbano parisiense, e onde encontramos excelentes exemplos, sobretudo no distrito 16 de Paris. 

O Castel Béranger  no distrito 16º de Paris,  tem a reputação de ser o edifício fundador do movimento Art Nouveau, bem como o edifício Lavirotte, (que falaremos nesse artigo) no 7º distrito . 

Talvez você já tenha passado por esse imponente edifício com a fachada exuberante e notável que contrasta com a sobriedade dos edifícios  vizinhos  enquanto passeava nos arredores da Torre Eiffel. Este edifício é uma verdadeira jóia arquitetônica.

Conheça a história  dessa construção atípica que atrai a atenção de quem por ela passa.

edifício Lavirotte.

Localizado no 29 Avenue Rapp, a poucas centenas de metros da Torre Eiffel e Champ de Mars, este edifício não deve ser ignorado se você estiver andando por lá. Quer você goste de arquitetura ou não, o imóvel não deixa de encantar, pois seu luxo é uma ode ao romantismo parisiense. Uma obra singular e exuberante!

Este edifício, de seis andares, construído entre 1900 e 1901, foi obra do arquiteto Jules Lavirotte. O mesmo ganhou o prêmio de fachada mais bonita da cidade de Paris em 1901.  Arquitetura irregular e assimétrica da fachada, ornamentação de animais e plantas, curvas e mistura de materiais, tudo o que é possível de se imaginar para uma fachada Art Nouveau está presente neste edifício. Um verdadeiro Catálogo Art Nouveau.

Foi a primeira vez que Paris vê uma fachada com a utilização de tantas cerâmicas: era na época uma vitrine para as obras do artesão Alexandre Bigot, um grande especialista em cerâmicas arquiteturais.

 

Se estudarmos detalhadamente sua construção, notamos que os quatro vãos do edifício são perfeitamente desequilibrados: no terceiro andar, vemos uma janela oval ligeiramente avançada indo completamente contra o fluxo de outras janelas bastante retangulares e mais recuadas.

Também podemos admirar o mosaico de tijolo, pedra e cerâmica, meticulosamente esculpido com estampas florais e animais.

Mas a estrela principal desta fachada é a porta de entrada em madeira maciça e ferro esculpido, emoldurada de folhagem ondulada que sobem sobre o rosto de uma mulher.

Uma peça incomum e … muito sugestiva … 

Algumas teorias relatam que numerosas alusões sexuais são feitas através das gravuras. Olhando atentamente, você logo perceberá que seu desenho central é uma representação sugestiva de um órgão sexual masculino, a forma dos vitrais que decoram a entrada, bem como o lagarto que faz o trabalho de uma maçaneta.

Você encontrará outros símbolos  de virilidade no pátio do edifício, se tiver a sorte de encontrar um morador amigável que concorda em deixá-lo entrar no prédio para dar uma olhadinha, não pense duas vezes.

Outras alusões sexuais também podem ser encontradas em outros dos infinitos detalhes esculpidos na fachada, alegorias obviamente sujeitas a todos os tipos de análise… Porque essa é o verdadeiro sentido da Art Nouveau: um estilo com uma imaginação transbordante, deixando livre à criação e, portanto, à interpretação …

E como um único edifício não foi suficiente para nosso querido arquiteto dar asas à sua imaginação ilimitada, Lavirotte decidiu construir um segundo edifício, menos carregado, a poucos passos de distância daqui. Mais uma vez, encontramos toda a extravagância do estilo e a delicadeza dos detalhes.

Se quiser conhecer: 3, Square Rapp. 

Bisous bisous, 

Nina Ribas.

Guia "PARIS GRATUITO" e Emails privados

 

 

Paris

Seu guia foi enviado com sucesso para o seu e-mail. Aproveite as dicas ! ;) Se você não recebeu nenhum email na sua caixa de entrada, verifique no spam.

Compartilhe

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.