Um território de múltiplas facetas. Um ponto de encontro entre patrimônio histórico e paisagens naturais, o Vale do Loire é uma fuga surpreendente, e te garante uma estadia inesquecível.
Desde os tempos medievais até a grande realeza… foi aqui que muitos eventos mudaram nosso mundo atual. Tire um tempo na sua viagem para descobrir a história da França com as jóias do Loire.
Você vai se maravilhar com as iluminações da Catedral de Chartres. Voar sobre os castelos do Loire a bordo de um balão. Atravessar os caminhos marcados da floresta de Orleans. Navegar suavemente no Loire.
Faça um passeio de barco no Cosson para descobrir o Château de Chambord de uma maneira romântica. Mergulhe na vegetação, entrando na vasta área florestal de Cheverny. Faça um tour pelo mundo dos jardins durante o Festival Internacional de jardins em Chaumont-sur-Loire. Deguste um dos melhores vinhos do mundo.
De acordo com os desejos de cada um, refaça o caminho daqueles que marcaram nossa época.
COMO CHEGAR NO VALE DO LOIRE A PARTIR DE PARIS?
O mais simples e vantajoso é ir de excursão ou carro. O trajeto de carro, saindo de Paris é de aproximadamente 2 horas saindo. É possível visitar os principais castelos em um dia.
Em parceria com a Paris City Vision, o Falando da França tem passeios de uma dia saindo de Paris para o Vale do Loire. Confira as opções abaixo:
VISITA DOS CASTELOS DO LOIRE – DIA TODO (ALMOÇO INCLUSO)
VISITA AUDIO GUIADA (ALMOÇO INCLUSO)
Ao todo, existem próximo a 3005 castelos, eles estão localizados principalmente nas regiões Centro-Vale do Loire e Pays de da Loire, a maioria deles tem ligações diretas ou indiretas com o Vale do Loire, sua história e sua arquitetura, formam a maior concentração no mundo desse tipo de monumento.
Separamos para vocês os principais castelos e cidades da região, aqueles que você não pode de jeito nenhum deixar de visitar. Vamos comigo descobrir o Vale do Loire?
PRINCIPAIS CHATEAUX PARA VISITAR
CHÂTEAU D’AMBOISE
Luís XI, Carlos VIII e Luís XII estão entre os reis da França que moraram em Amboise. Localizada no coração de Touraine, nas margens do Loire, esta encantadora cidade é vista por um platô, lar do imponente Château d’Amboise. Foi aqui que Leonardo da Vinci morreu depois deter passado três anos: O Clos Lucé, uma maravilha da arte renascentista, também recebeu Anne de Bretagne.
CHÂTEAU DE BLOIS
CHÂTEAU DE CHAMBORD
Listado como Patrimônio Mundial da UNESCO, o Castelo de Chambord é o maior dos castelos do Loire. Faz parte do maior parque florestal fechado da Europa, uma verdadeira reserva nacional coberta de florestas.
Grandioso e impressionante! Estas são provavelmente as 2 palavras que melhor definem este impressionante monumento. Projetado para ser um “simples” pavilhão de caça, e não uma residência real, o Château de chambord foi construído de acordo com a vontade de François I, que nunca o viu concluído, e sobre o qual paira a sombra de Leonardo da Vinci.
Obra-prima do estilo Renascentista, conta com cerca de 430 peças, o Château de Chambord apresenta elementos medievais, especialmente o castelo central com suas torres. Sua fachada com quatro torres redondas se reflete nas águas do rio Cosson, que sublinham sua majestade.
A característica arquitetônica que mais chama a atenção, é a escada de dupla- hélice que se localiza centro do castelo. Ela tem uma particularidade única para a época: para o observador externo, as duas hélices que ascendem uma a outra, parecem formar uma escadaria só. Aqueles que sobem pelas escadas podem testemunhar: É possível que uma pessoa que sobe as escadas, nunca cruzar uma pessoa que desce no mesmo ritmo. Interessante não é? Se o nome do arquiteto oficial do castelo nunca foi conhecido, o plano dessa escada pode ser obra do brilhante Leonardo da Vinci.
No seu interior, ou exterior, quem sabe o que você encontrará durante a sua visita? Um veado majestoso ou talvez o fantasma de Leonardo da Vinci?
CHÂTEAU DE CHEVERNY
Entre os maiores castelos do Vale do Loire, o Château de Cheverny, está situado a 30 minutos de seus famosos vizinhos: o Chambord, Blois e Chaumont -sur-Loire. É um dos castelos mais famosos do Loire, juntamente com Blois e Chambord.
Construído na primeira metade do século XVII, pertence à mesma família há 600 anos, a família Hurault. É citado como o melhor mobiliado dos castelos da região. Tem uma decoração maravilhosa, uma bela escadaria de pedra, uma notável coleção de armas dos séculos XV, XVI e XVII.
A sala do rei contém seis tapeçarias de antigas ateliers de Paris. O Château de Cheverny, como muitos castelos do Loire, tem um quarto do rei aberto ao público em que nenhum rei jamais dormiu. No entanto, a cama de dossel do século XV presente na peça acolheu o sono real de Henrique IV, mas não neste quarto.
O Château de Cheverny recebe hoje uma matilha de mais de 100 cães de caça!
Você conhece o personagem animado Tintin? Nos álbuns de Tintin, Hergé foi inspirado no Château de Cheverny para o design do Château de Moulinsart.
CHÂTEAU DE CHAUMONT- SUR-LOIRE
Arte contemporânea, jardins exuberantes e estábulos de prestígio rimam com a propriedade Chaumont-sur-Loire e seu Festival Internacional de Jardins, no coração dos castelos do Loire. O Castelo nunca parou de se reinventar, e oferece a seus visitantes momentos de descoberta com a família.
O castelo de Chaumont-sur-Loire possui um lindo interior de pedra e paralelepípedos, ainda muito medieval pela austeridade de sua arquitetura e decoração. Pertencia a Catherine de Médici, que forçou Diane de Poitiers, sua rival, a aceitá-lo para trocá-la por Chenonceau, mais charmoso e menos massivo.
CHATEAU DE CHENONCEAU
O Château de Chenonceau, conhecido como “Château des Dames”, é a propriedade privada mais visitada da França. Símbolo da glória francesa, construído no século XVI, possui muitas salas: sala de guarda, quarto de Diane de Poitiers, quarto de François I, cozinhas …
O Château de Chenonceau também é conhecido por seus magníficos jardins, que se estendem-se de ambos os lados da entrada do castelo. Não perca o esplêndido labirinto, plantado nos bosques.
CHÂTEAU AZAY- LE- RIDEAU
Construído a partir de 1518 em nome de Gilles Berthelot, o castelo de Azay-le-Rideau é classificado como Monumento Histórico.
A elegância de sua arquitetura se deve ao estilo Renascentista italiano, que influenciou muitos castelos da região. As maquinações e passagens, símbolos da austeridade da arquitetura militar, oferecem a mesma harmonia que o resto do edifício. No seu interior: cozinha abobadada, lareiras monumentais, tapeçarias flamengas, um escritório espanhol do século XVI …
CHÂTEAU DE VILLANDRY
Desde 1906, a propriedade Villandry é habitada pela família Carvallo. A criação dos jardins, que estão entre os mais bonitos da Europa, deve-se a Joachim e sua esposa. A harmonia entre o castelo, o jardim e a preocupação de torná-lo um lar vivo era o objetivo dessa família.
CHÂTEAU DE GIEN
Gien é uma cidade atraente na margem direita do Loire. Sua ponte de pedra do século XII, reconstruída de forma idêntica após o bombardeio, dá um toque único.
É conhecida por muitas razões: seu museu de caça, sua fábrica de louça de faiança e seus vinhos de qualidade. O museu ocupa os espaços do Château de Gien, uma bela construção de estilo Renascentista em pedra e tijolo policromado.
O jardim de Port-au-Bois permite uma agradável caminhada ao longo do rio.
PRINCIPAIS CIDADES
CHINON
Localizada perto dos castelos do Loire, no desvio de Vienne do circuito turístico Loire de bicileta, Chinon também atrai muitos turistas.
Uma cidade de arte e história, apresenta-se como uma cidade estreita e encantadora, cercada por castelos e torres. Sua harmonia vem da homogeneidade de sua arquitetura, da elegância de suas construções, e da atmosfera levemente mágica que Chinon libera quando você caminha ao longo do rio Vienne …
Enriquecida pelo cultivo da vinha e pelo comércio de vinhos, a cidade encontrou, com a instalação da usina nuclear de Avoine, uma contrapartida industrial de sua atividade agrícola tradicional. Desde 2000, a cidade faz parte da seção do Vale do Loire, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO como paisagens culturais.
ORLÉANS
Há 120 km de Paris, Orleans,é cidade mítica: foi aqui, o cenário da Guerra dos Cem Anos em 1429, que o destino da França foi decidido, sob o domínio da fúria dominadora inglesa.
Foi classificada como “Cidade da arte e da História”. Sendo assim, a figura de Joana d’Arc é importantíssima na história, hoje podemos seguir os passos da guerreira na cidade.
A cidade recebeu recentemente várias empresas, atraídas por sua localização geográfica favorável. Há muito tempo considerada uma cidade pouco calorosa, Orleans está em processo de mudança da sua imagem, em especial graças as obras de desenvolvimento de suas ruas de pedestres, parques, fachadas e valorização do seu rio.
TOURS
Uma importante cidade no centro da França, Tours se estende pacificamente entre os rios Loire e o Cher. Esta antiga cidade galo-romana é um dos lugares mais importantes da história da França e do cristianismo, como evidenciado por sua prestigiada catedral.
Berço da primeira Renascença francesa, agora possui traços de seu desenvolvimento artístico, como os restos do claustro de Saint Martin. Cidade aberta, bem posicionada e animada, Tours ensina as pessoas a aproveitar a vida…
VENDÔME
Antiga capital do município de Vendôme, a cidade abriga Trinité de Vendôme, uma abadia beneditina reconhecida desde o século 11, hoje classificada como Monumento Histórico. Seu transepto é romano, enquanto sua fachada, construída no início do século XVI, apresenta um estilo gótico extravagante. Seu sino original, culminado em 80 m, domina a cidade.
Na entrada da cidade, o rio divide e atravessa em vários riachos. A floresta de Vendôme é um dos vestígios meridionais com a floresta de Fréteval, alguns bosques e com a imensa floresta. A cidade tem uma rica história medieval e muitos monumentos históricos.
Opções de passeios não faltam no encantador Vale do Loire não é mesmo? Se vai ficar na França vários dias vale muito a pena descobrir essa região tão rica culturalmente. Você ja conhece alguns desses castelos ou cidades? Conta pra gente!!
Últimos comentários