Hoje faz um ano do terrível incêndio de um dos monumentos mais amado da França- A Catedral de Notre Dame de Paris. O incêndio foi um acidente causado pelas obras que estavam sendo realizadas na Catedral.
Era segunda-feira, 15 de abril de 2019, comecei o dia com um City Tour pela Capital. Iriamos terminar nosso roteiro no final da tarde na Notre Dame de Paris, porém alteramos o roteiro de ultima hora conforme a conveniência dos clientes que haviam decidido de ir visitá-la no outro dia.
Pois bem, depois que terminei o City Tour, passei atender um paciente a domicílio (pra quem não sabe sou fisioterapeuta) que mora pertinho da Catedral. Foi quando ouvimos o barulho das chamas, das sirenes e da janela, vimos a fumaça. Quando soubemos do que se tratava, corremos imediatamente para lá conferir de perto a real situação da Catedral.
As ruas de Paris estavam caóticas…tomadas por sirenes, viaturas de bombeiros para todos os lados, uma multidão de parisienses indo para a mesma direção- o mais perto possível da Notre Dame, e com um mesmo objetivo- para se despedir.
Havia centenas de bombeiros lutando para salvar a Nossa Senhora de Paris (400 ao todo) das chamas que se espalharam rapidamente. O fogo invade o telhado e o momento mais triste daquela tarde- quando a flecha desaba sob nossos olhos perplexos. Não tinha nada que pudéssemos fazer, a não ser rezar para que o incêndio fosse contido.
Infelizmente só conseguiram amenizar o incêndio depois de quatro horas de trabalho, porém a estrutura geral da Catedral foi preservada. As duas torres também foram milagrosamente salvas a tempo de desabarem.
Um grande pedaço da historia francesa acabando ali, diante de nós. Não tinha nada a fazer!
O que acalmou nossos corações foi que não houve vítimas, a igreja foi evacuada a tempo.
E até hoje, um ano depois, a Notre Dame ainda está lá de pé… porém adormecida! o confinamento obriga, no contexto atual da pandemia do Coronavírus que a Catedral espere um pouco mais para o fim dos trabalhos de renovação que foram suspensos desde 17 de março de 2020.
O monumento que o presidente da França Emmanuel Macron prometeu reconstruir em 5 anos, não tem previsão de término e ainda permanece imóvel junto aos seus andaimes carbonizados.
Mas enquanto isso, nada nos impede de admirarmos a forte e “Vieille Dame” de 856 anos de longe. Depois do confinamento evidentemente!
Quanto ao roteiro alterado de ultima hora, meus clientes ficaram tristes de não terem podido ter conhecido a original, impressionante e mítica Catedral de Notre Dame, porém achamos que foi uma salvação ter mudado os planos.
Deixo aqui a minha homenagem para o monumento mais visitado da França.
Últimos comentários