fbpx

À procura de uma atividade gratuita para o domingo 5 de janeiro de 2020 em Paris? Você está no lugar certo, o Falando da França lembra quais são os museus gratuitos no primeiro domingo de cada mês, para tornar a cultura acessível a todos!

Os primeiros domingos gratuitos de cada mês, costumam ser tomados pelos parisienses e turistas, assim como os Dias do Patrimônio em setembro, a Nuit Blanche em outubro ou a Noite dos Museus em maio.

O Falando da França te revela os monumentos e museus abertos a todos, no primeiro domingo de cada mês,  para se divertir a baixo custo, seja em família ou em amigos …

Neste domingo, 5 de janeiro de 2020, teremos a oportunidade para encher a cultura e redescobrir Paris de um ângulo diferente. 

ARCO DO TRIUNFO

Imaginado por Napoleão I em 1806, o Arco do Triunfo foi inaugurado em 1836 pelo rei francês Louis-Philippe, que o dedicou aos exércitos da Revolução e do Império. Situado em uma das extremidades da avenida Champs Élysées, este monumento histórico nos oferece uma vista incrível da capital.

O monumento parisiense abriga o túmulo de um soldado desconhecido, instalado sob o arco em 1921, que epresenta todos os soldados que morreram pela França. A chama da memória é acendida todos os dias às 18:30h.

Gratuito no 1º domingo do mês entre novembro e março, das 10h às 22h30.

IGREJA SAINTE-CHAPELLE

A igreja de Sainte-Chapelle é uma jóia de 800 anos da capital. Projetado para acomodar a Coroa de Espinhos e outras relíquias da Paixão, Sainte-Chapelle é famosa por seus vitrais, que mostram mais de 1.100 cenas!

Gratuito no 1º domingo do mês entre novembro e março, das 9h às 17h.

CONCIERGERIE

Você sabia que a Conciergerie era uma prisão, a prisão onde a rainha da França Maria Antonieta ficou encarcerada? Imponente e enigmático, o Palais de la Cité e sua Conciergerie viajam através dos tempos desde sua construção no século VI.

Idade Média, Renascença, Revolução, o Palácio Real que abriga as grandes instituições do território viveu em nove séculos …

Você pode descubra-la no mesmo dia que a Igreja Saint-Chapelle, pois ela está localizada a poucos passos da igreja.

Não perca a exposição incrível  “Maria Antoinette, métamorphoses d’une image” que vai até 26 de janeiro de 2020. Se quiser saber mais, tenho salvo nos destaques do Instagram a visita da exposição. 

Gratuito no 1º domingo do mês entre novembro e março, das 9h30 às 18h

CENTRE POMPIDOU- Museu Nacional de Arte Moderna. 

Embora o Centro Pompidou seja conhecido mundialmente por suas exposições temporárias em larga escala, saiba que o Museu Nacional de Arte Moderna, localizado nos 5º e 6º andares do Centro Pompidou, abriga a 2ª maior coleção de arte Moderna do mundo.

Mais de 75.000 obras constituem o acervo do museu e, portanto, é natural que sejam apresentadas em rotação nas salas do museu, em um curso cronológico que nos permite assimilar melhor as evoluções artísticas do século passado. : nunca terminaremos de descobrir a extensão das coleções deste museu.

As exposições temporárias do Centro Pompidou permanecem pagáveis, apenas o museu é grátis!

Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 11h às 22h.

MUSÉE D’ORSAY

Localizado na antiga estação de trem de Orsay, o prédio que abriga o museu foi construído para a Exposição Universal de 1900; Além disso, o Musée d’Orsay se contempla primeiro por sua arquitetura, depois pelas várias obras-primas que abriga.

Descobrimos as criações do século XIX, a coleção do museu vai de 1848 a 1914 , com os essenciais: “Des Glaneuses” de Millet, o “Olympia” de Manet, mas também “O Quarto Van Gogh em Arles”!

Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 9h30 às 18h.

PANTHÉON

Este monumento, dedicado aos grandes homens da República Francesa, está instalado em uma igreja imaginada pelo arquiteto Jacques Germain Soufflot, um grande admirador da arquitetura greco-romana.

Ele escolhe construí-lo em um plano de cruz grega.  Abriga os restos de grandes figuras da República. Na cripta, encontramos, entre outros, os túmulos de Rousseau, Voltaire, Emile Zola, Jean Moulin, Louis Braille, René Cassin, Victor Schoelcher, Jean Monnet, Marie Curie, a segunda mulher a aceder a cripta do Panthéon, ao lado do seu marido- Pierre Curie, e mais tarde- Simone Veil.

Gratuito no 1º domingo do mês, de novembro a março, das 10h às 18h.

MUSEU QUAI-BRANLY

O Museu Quai Branly, um projeto do Presidente Jacques Chirac, entrega suas cartas de nobreza às artes étnicas primitivas, étnicas: cerca de 3.500 objetos de todo o mundo, a coleção do Museu Quai Branly nos convida a explorar a Oceania, África , Ásia e suas tribos, desaparecidas ou atuais, para descobrir seu estilo de vida, seus costumes, suas civilizações …

Gratuito no 1º domingo de cada mês, das 11h às 19h.

MUSEU DE L’ORANGERIE

Localizado no coração do Jardim das Tulherias, o Musée de l’Orangerie abriga muitas exposições temporárias, algumas mais importantes que outras; No entanto, o Musée de l’Orangerie é famoso pelas várias doações que artistas e colecionadores fizeram para ele.

Enquanto Jean Walter e Paul Guillaume legaram suas coleções pessoais ao Museu, Monet deixou suas “Nymphéas” à admiração do público em geral!

Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 9h às 18h.

MUSEU CLUNY 

O Museu da Idade Média de Cluny, localizado na antiga casa dos abades de Cluny, convida-nos a descobrir a arte românica, a arte gótica: descobrimos assim um patrimônio oculto, o museu acolhe as coleções mais antigas da instituição.

Além disso, o museu nos leva ao seu jardim, aberto ao público, adjacente às ruínas visíveis do Boulevard Saint-Michel.

Gratuito no 1º domingo de cada mês, das 9h15 às 17h45.

MUSEU DELACROIX

O Museu Nacional Eugène Delacroix está um pouco escondido no meio de Saint Germain des Près! Localizado no último apartamento que o artista ocupou, bem como no atêlier do pintor, o museu abriga uma pequena parte das obras do artista, partindo de uma jornada cronológica que acompanha toda a carreira de Delacroix.

Enquanto o Museu está escondido em um pequeno prédio na rue Furstenberg, é testemunha da intimidade do artista, que decidiu se instalar nesse lugar para concluir mais rapidamente sua obra que está implantada na capela da igreja de Saint-Sulpice.

Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 9h30 às 17h30.

MUSEU PICASSO

Descubra uma coleção excepcional, situada no Hôtel Salé, composta por mais de 5.000 obras de Picasso. O museu destaca a toda a riqueza das obras de Pablo Picasso, e apresenta inúmeras peças de arquivo que nos permitem entender o processo criativo do artista.

Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 9h30 às 18h

MUSEU RODIN 

As esculturas do artista dão vida a este hotel que data do Regime Antigo e à capela adjacente. Não deixe de visitar o jardim de esculturas, onde as obras de arte e as flores se aliam para criar um passeio único e poético.

Gratuito no primeiro domingo de outubro a março, das 10h às 18h30.

O MUSEU DE LA GRANDE GUERRE

As famílias encontram no Museu da Grande Guerra as explicações que as crianças procuram após uma lição de guerra: as reproduções de soldados vestidos, cavalos, trincheiras restauradas com odores e ruídos nos levam a esse estado de guerra inimaginável para quem nunca realmente viveu.

Em um percurso, aprendemos como a guerra se iniciou, por que os homens tiveram que partir, com que armas lutavam … Aproveite a oportunidade para descobrir o novo espaço dedicado às famílias!


Gratuito no primeiro domingo de cada mês, das 9h30 às 18h

CASTELO DE VINCENNES

O Château de Vincennes é o maior castelo fortificado francês existente, e sua fortaleza, de 52 metros, é uma das mais altas da Europa. Nesse mesmo calabouço, estavam notavelmente presos Voltaire e também o Marquis de Sade.


Gratuito no 1º domingo do mês entre novembro e maio, das 10h às 17h.

CITÉ DE L’ARCHITECTURE ET DU PATRIMOINE 

Um vestígio do estilo Art Deco em Paris, o Cité Chaillot oferece quase 22.000 m² de espaço dedicado ao patrimônio Francês e mundial: é dividido em três partes: a coleção da Cité de l’Architecture et du Patrimoine abriga seções inteiras de edifícios de todos os tempos, maquetes, reconstruções ou até fotografias das várias cidades do século passado.

A poucos passos do Trocadéro, a Cité de l’Architecture apresenta uma bela paisagem parisiense, com uma bela vista para o Champs de Mars!


Gratuito no 1º domingo de cada mês, das 11h às 19h.

GALERIE DES GOBELINS

Nas antigas instalações da Fábrica Royal des Gobelins, que datam do século XVII, a Galerie des Gobelins apresenta as várias tapeçarias e tecidos de todas as épocas;

Aberta apenas durante exposições temporárias, a Galerie des Gobelins nos revela apenas obras-primas em uma jornada temática.


Gratuito no primeiro domingo- das 11h às 18h.

CHÂTEAUX DE CHAMPS-SUR-MARNE

Este palácio do século XVIII, é uma jóia da arquitetura pela sua decoração rochosa e móveis estampados, que marca a chegada de um certo conforto em casas de lazer da Era do Iluminismo. Ao seu lado, o parque nacional de Champs-sur-Marne foi restaurado no século XIX por Henri e Achille Duchêne.


Gratuito no 1º domingo do mês entre novembro e maio, das 10h às 12h15 e, depois, das 13h30 às 17h.

MUSEUS GRATUITOS O ANO INTEIRO

MUSEU DE LA VIE ROMANTIQUE

O Museu da Vida Romântica está localizado no bairro de Montmartre, na mansão do pintor Ary Scheffer; aqui, a cidade de Paris decidiu reconstruir a era romântica do século XIX, com um olhar para os artistas da época, incluindo George Sand e Frédéric Chopin, tudo em um espaço de charme desproporcional, que te conquistará pela sua sala de chá e seu jardim secreto!

Gratuito todos os dias das 10h às 18h, fechado às segundas e feriados.

MAISON DE BALZAC

No coração da antiga vila de Passy, a casa de Balzac se tornou um museu dedicado ao seu trabalho, La Comédie Humaine, que ele escreveu nesses lugares. Encontramos o espírito de Balzac, manuscritos, edições originais de suas obras, livros ilustrados do século XIX e retratos esculpidos.

A Maison de Balzac está aberta gratuitamente fora do período de exposição!

Gratuito todos os dias das 10h às 18h, fechado às segundas e feriados.

MEMORIAL SHOAH

O Memorial Shoah é aberto gratuitamente durante todo o ano: um local de memória, um local acolhedor, o Memorial Shoah é um “museu de vigilância projetado para aprender, entender e sentir” o Shoah.

Gratuito todos os dias das 10h às 18h, fecha no sábado.

MUSEU COGNACQ-JAY 

O museu do século XVIII da cidade de Paris! 
O Museu Cognacq-Jay se situa na mansão particular Denon a coleção particular do casal Cognacq-Jay, inclui objetos e obras de arte do século XVIII: este casal de empresários, aos quais devemos o samaritano, de amadores da arte, legou 1.200 objetos da época, que sabiam encantar o casal por sua beleza.

Encontramos também, obras de Fragonard, Watteau, e objetos do cotidiano neste surpreendente mini-museu!

Gratuito todos os dias das 10h às 18h, fechado às segundas e feriados.

PETIT PALAIS-  O Museu de Belas Artes da cidade de Paris

O Petit Palais é um cenário magnífico para as coleções de Belas Artes da cidade de Paris – da arte antiga às obras do século XIX: as peças mantidas nas coleções do museu são provenientes de doações ou aquisições da cidade de Paris.

Além de suas coleções, o Petit Palais é uma jóia arquitetônica, como seu irmão mais velho- o Grand Palais, foi criado para acomodar obras de arte durante a Exposição Universal de 1900, e se tornou um museu em 1902.

Gratuito todos os dias das 10h às 18h de terça a domingo, fechado nos feriados

Lembre-se que o Museu do Louvre é gratuito no primeiro sábado do mês, das 18:00 até o fechamento- às 21:45.
Se você pensou que tinha que pagar caro no museu para se cultivar, estava enganado! Aproveite o domingo em Paris! 

Guia "PARIS GRATUITO" e Emails privados

 

 

Paris

Seu guia foi enviado com sucesso para o seu e-mail. Aproveite as dicas ! ;) Se você não recebeu nenhum email na sua caixa de entrada, verifique no spam.

Compartilhe

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.